segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Será que os árbitros não merecem castigos ?

Tenho vindo a reparar que semana após semana existem queixas ilimitadas acerca das equipas de arbitragem em cada jogo do nosso distrital de futsal. Se por vezes a desculpa mais fácil para uma derrota é culpar a 3ª equipa presente no jogo, que me dirão quando se ganha e mesmo assim se fica com a nitida sensação que algo correu mal com os senhores do apito ?

Tenho tentado levar esta nova fase da minha carreira de treinador por uma calma e aparente tranquilidade enquanto o jogo decorre, perdoando os erros dos meus jogadores ,assim como das equipas de arbitragem ,porque como se sabe muitos deles estão a iniciar funções e cabe-nos a nós que já temos alguns anos disto ser pacientes , ajudar em algumas situaç~~oes de jogo e corrigir conversando com eles. Alguns aceitam e até nos pedem desculpa dizendo que é o primeiro ano e que ainda não têm experiencia, até aqui ..tudo muito bem ! mas e os arrogantes ? prepotentes ? os que vão para os jogos com algo mais no seu sangue ? ou simplesmete que vão para resolver problemas passados como parece ser em alguns casos ?

CHEGA PORRA ! chega de serem sempre os mesmo a levar as multas e os castigos! Ontem fui expulso do banco , num jogo de Inciados em que estava a ganhar 5-3 , faltando pouco mais de 1 minutos para o fim. E fui expulso porque ?
Porque contestei alguns lances , onde a desculpa parece ser sempre a mesma ,
" os seus miudos são mais pequenos e não aguentam o contacto!"

Então mas se há contacto , não é suposto ser falta ?
A certa altura , a paciencia esgotou e eu disse " Olha a falta porra! Abra os olhos!", sem mais demoras expulsou-me no banco , e no fim ainda me disse que no relatório ia escrever o que "me apetecer , depois de pensar bem"!, tendo ainda a lata de dizer ao meu delegado que em mim já era normal ser expulso na maior parte dos jogos , quando esta é a minha 2ª expulsão em 8 anos como treinador , sendo que a primeira foi uma simples advertencia de 15 euros !

Já pedi o relatório do jogo á AFA porque quero saber o que lá vai estar escrito, porque com a minha cara não gozam! mas....

Será que isto é verdade ???

André Graça

5 comentários:

Anónimo disse...

sabes andré isto e chato mas e a realidade dos nossos campeonatos,acontecem coisas mto estranhas fds apos fds e ou temos mto € como o mourinhopa pagar as multas ou entao continuamos a sofrer o "abuso" desses srs

Abraco

A A

HP disse...

E só por acaso a outra expulsão tb não foi no CRECUS??

Este fim de semana foi um festival. No nosso jogo apareceu uma equipa de arbitragem que permitiu tudo e expulsou o jogador que levou mais porrada no jogo todo! (Árbitros da FPF!) Os juvenis do Beira, pelo que ouvi dizer foi um escândalo... Enfim, nada a que não estejamos habituados! :(

Anónimo disse...

boas andré...antes de mais envio-te um abraço de solidariedade,e depois de ler o teu artigo de opinião,não posso estar mais de acordo,pelo que tambémme revejo na tua opinião e que se calhar está mais do que na altura de dizer basta.....a associação vai se desculpando que não tem árbitros que chegue,mas também por não os ter também não tem de ser obrigada a aceitar toda a gente,e penso que os critérios de seleção deviam ser revistos,pois aparece cada dupla por esses pavilhões fora,que é de bradar aos céus,e o que mais me irrita no meio disto tudo,é que eles tem sempre a palavra final,seja ou não a verdade....e depois nós treinadores,os clubes,os jogadores é que sofrem as consequêncis,com multas,jogos de castigo etc etc....e eles quando fazem asneira o que é que acontece?nada,rigorosamente nada....escapam impunes aos erros que cometem,com a mesma desculpa de sempre....mais uma vez estou solidário contigo,e espero que não faças calar a tua(nossa) revolta....

abraço,

joão

Anónimo disse...

André deixa te de merdas...!
Isto todos mandamos muitas bocas, e todos somos prejudicados, mas enquanto os clubes nao se unirem, para realmente resolvermos as coisas que estao mal!
O grande problema que todos dizem que é a AFA que tem de resolver... E se em vez de mandarmos bocas nos blogs e por ai fora, reunissemos os clubes todos na AFA a expor o problema?!
Sabem quantos clubes iam aparecer? mais de 5 era óptimo...
POR ISSO É QUE AS PESSOAS PASSAM A VIDA A DESISTIR DE SE CHATEAREM...

AS disse...

André, tenho muito respeito por ti porque entre muitas outras coisas sei que vives o Futsal com muita paixão. Deixa-me que diga que só se deve expulsar um treinador em camadas jovens por uma atitude MUITO grosseira para com o arbitro, sob pena de num não motivo tão forte deixar os jovens sem o seu líder. Devemos arbitrar com bom senso e sem egoismo ou orgulho pessoais. Na parte relativa aos delegados (referindo-me aos que sao arruaceiros), perdoem-me mas não sei porquê tantos delegados no banco! Um é muito, dois já é demais! Digo isto por experiencia pessoal de que sao eles que corroem o banco de suplentes! Comigo ha so 2 casos de multas porém ... depois do jogo de domingo de juvenis, não terei maos a medir a partir de hoje face a delegados facciosos e aí nao me acusem de multas! Houve realmente injustiças que presenciei e eventualmente serei testemunha abonatoria pois nao me esconderei na cobardia, mas tambem as ha para com os arbitros!